Decorreu esta manhã, no salão nobre da Assembleia Legislativa Regional, a apresentação do Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência, que permite chegar às pessoas portadoras de deficiência, contribuindo, conforme sinalizou a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, para a integração de todos na sociedade civil, não deixando ninguém à margem.
Um simples clique reencaminha o utilizador para o guia digital, estando este subdividido por oito áreas, a saber: "cidadania, igualdade e não discriminação", "saúde e proteção civil", "educação, qualificação e formação profissional", "trabalho, emprego", "autonomia e vida independente", "proteção social, benefícios sociais e fiscais", "cultura, desporto, turismo e lazer", e, por fim, "organismos não governamentais das pessoas com deficiência na RAM".
Estas áreas permitem a cada cidadão tomar conhecimento, consoante o seu caso específico, do que devem fazer em cada situação. Por exemplo, a que apoios de devem candidatar, auxilia, igualmente, na procura de trabalho. Tudo ao mais ínfimo detalhe.
Um trabalho de minúcia que Rita Andrade evocou no âmbito desta apresentação que constitui um trabalho também da Segurança Social, que coordenou e liderou, que "agregou e levou um conjunto de parceiros de instituições públicas, IPSS, que permitiu enriquecer, de facto. Apresentamos um documento com uma dignidade e uma qualidade em termos informativos", denotou Rita Andrade, lembrando que a informação, para estas pessoas, encontrava-se algo dispersa e agora está mais agregada numa ferramenta que, realçou, "é prática".
"Vai estar disponível através da internet, online, e a ideia é desafiar as pessoas a darem dicas sobre conteúdos" que possam ser inseridos neste guia que, enfatizou a governante, "sistematiza e organiza toda a informação".
"Alteramos o paradigma da deficiência nos últimos anos", avalia a governante, realçando a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo Regional em contribuir para que cada cidadão, independentemente das suas limitações, seja um agente ativo e não passivo na sociedade.
Romina Barreto