MADEIRA Meteorologia

Governo Regional já investiu mais de 2,6 milhões de euros na Polícia Florestal

Data de publicação
08 Março 2025
12:51

O Governo Regional já investiu mais de 2,6 milhões de euros na Polícia Florestal, um investimento que, segundo Manuel Filipe, presidente do Instituto das Florestas de Conservaçao da Natureza (IFCN), é para continuar.

“O objetivo é claro: maximizar a operacionalidade dos nossos recursos humanos, garantindo que cada polícia florestal tenha ao seu dispor todas as ferramentas tecnológicas necessárias para o desempenho da sua missão com eficácia e segurança”, realçou o responsável, esta manhã, na cerimónia do 112.º aniversário desta polícia, na Ribeira Brava.

No seu discurso, Manuel Filipe realçou ainda o facto de a Polícia Florestal ter estado “sempre à altura” dos desafios que lhe foram colocados e não tem dúvidas de que “continuará a ser um pilar fundamental na implementação das políticas florestais delineadas pelo Governo”, apontou.

Na sua alocução, o responsável deu ainda conta de que, em 2024, a Polícia Florestal levantou 179 autos de notícia, com a identificação de um indivíduo suspeito de crime de incêndio e seis autores de queimadas não autorizadas. Além disso, prestou mais de mil ações de apoio, e participou em cerca de 60 ações de socorro.

No âmbito do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR) 2024, Polícia Florestal assegurou, entre 1 de junho e 30 de novembro, mais de 6 mil presenças na vigilância dos incêndios florestais.

O responsável recordou que, desde 2015, o Governo Regional tem apostado na modernização da Polícia Florestal, garantindo melhores condições de trabalho e o reforço dos seus meios operacionais. Entre os investimentos realizados, destacou a aquisição de 18 viaturas, 4 moto-quatros, equipamentos de proteção individual, renovação de postos florestais e torres de vigilância, atualização dos sistemas de comunicação, investimentos em meios informáticos e formação continua dos agentes. Ademais, Manuel Filipe lembrou a revisão da carreira de Polícia Florestal e informou que está em curso um procedimento concursal para o ingresso de 40 novos elementos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas