MADEIRA Meteorologia

Governo Regional celebra contrato-programa no âmbito do espectro do autismo

Data de publicação
25 Junho 2025
14:35

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), celebrou esta manhã um contrato-programa com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA-Madeira).

O contrato-programa destina-se a atribuir um apoio financeiro com vista a concretização do projeto ‘Transformar Corações e Mentes’, focado na melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e do espectro do autismo.

A cerimónia de assinatura decorreu nas instalações da APPDA-Madeira. Fundada em 2005 por um grupo de pais, a instituição acompanha atualmente cerca de 150 crianças, jovens e adultos com perturbações do espectro do autismo e suas famílias, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, promovendo a autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, presente no evento, elogiou o “trabalho notável” e a “excelência” da APPDA na Região.

“A intervenção junto dos utentes, mas também das famílias, é um reflexo de que trabalham com o coração e, acima de tudo, com muita capacidade, competência e profissionalismo”, afirmou, destacando a sua satisfação com este que é o primeiro contrato-programa assinado com esta associação e reconhecendo o impacto positivo do trabalho realizado pela APPDA-Madeira em toda a sociedade.

Por seu turno, Marília Câmara, presidente da APPDA-Madeira, agradeceu o apoio do Governo Regional, classificando-o como “o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado” pela associação. A presidente enfatizou o objetivo de garantir que “os nossos filhos tenham um futuro, façam parte da Sociedade, porque não são diferentes, são especiais”, disse, elogiando o empenho de toda a equipa.

O contrato-programa prevê um apoio financeiro máximo de dez mil euros para o corrente ano. O projeto ‘Transformar Corações e Mentes’ tem como objetivos gerais a promoção da qualidade de vida das crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e perturbação do espectro do autismo, e, como específicos, a estimulação, autonomia e independência da sua população-alvo, proporcionar o aumento das capacidades cognitivas, emocionais e comportamentais, melhorar os movimentos do corpo e coordenação motora, e, ainda, prevenir e promover as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas