O presidente do Governo Regional admitiu hoje a possibilidade de vir a apoiar financeiramente um eventual projeto para a reabertura das Grutas de São Vicente, mas ressalvou que as decisões só serão tomadas depois de ser concluída a avaliação do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).
À margem de uma visita a uma produção vinícola, a Terrabona Nature & Vineyards, na Boaventura, Miguel Albuquerque foi questionado acerca de um pedido da Câmara de São Vicente para que o Executivo regional com vista à reabertura das Grutas.
Sem se comprometer definitivamente - Albuquerque frisou que está ainda pendente a peritagem do LREC -, o governante revelou abertura para apoiar um projeto que garanta “máxima segurança”.
“Nós não podemos abrir as grutas sem termos a certificação por parte do Laboratório Regional de Engenharia Civil. Essa peritagem, segundo a última informação que eu tenho, está a ser feita”, ressalvou, acrescentando que, uma vez que a segurança esteja certificada, o Executivo estará disponível para fazer obras de consolidação, se tal for necessário.
Miguel Albuquerque disse que “não há nenhum problema de abrir as grutas”, mas reforçou que é preciso “ter a certeza que as grutas só são abertas com todas as condições de segurança”.
“As grutas geram receita suficiente para amortizar qualquer investimento que se faça ali. É uma grande atratividade. Não é só de São Vicente, é uma atratividade regional”, rematou.