O Governo Regional aprovou, na reunião do Conselho de Governo desta quinta-feira, um voto de pesar pelo falecimento da diretora regional do Orçamento e Tesouro, Dulce Veloza, que morreu esta semana.
“Durante todo este largo período em que desempenhou funções público, foi um elemento fundamental e incontornável no domínio das finanças públicas, em especial no exercício das funções referentes ao Orçamento e Conta da Região, afirmando-se como uma referência da administração pública regional pela sua elevada competência, dedicação, lealdade, sentido de responsabilidade profissional e excecional capacidade de trabalho”, pode ler-se numa nota do Executivo sobre as conclusões da reunião.
O Governo Regional descreve Dulce Veloza como “notável pela sua inteligência, conhecimentos técnicos profundos e qualificações superiores”, acrescentando que “era ainda um ser humano de rara cordialidade e discrição na sua postura, tendo sempre presente o dever de servir os melhores interesses da Região Autónoma da Madeira”. “A sua capacidade de conjugar rigor técnico com sensibilidade humana, bem como a sua visão estratégica e sentido de Estado, marcaram indelevelmente o desenvolvimento das finanças regionais.”
Na reunião do Conselho de Governo foi ainda autorizada a transferência do Instituto de Segurança Social da Madeira para a Secretaria Regional das Finanças de 7.667.242 euros, correspondente à restante dotação disponível para financiamento das políticas ativas de emprego e valorização profissional.
Noutras deliberações, foi também aprovada a celebração de um contrato-programa com a Associação Casa do Voluntário, com vista a comparticipar a aquisição de passes sociais para cidadãos residentes na Região integrados na bolsa de voluntários da citada associação, atribuindo para o efeito um apoio financeiro até ao montante máximo de 14.400 euros.
Confira as restantes conclusões:
“- Aprovar o Decreto Regulamentar Regional que procede à aprovação da orgânica da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
- Autorizar a celebração de um contrato-programa com a ACAPORAMA - Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, tendo em vista comparticipar nas despesas com a Academia de Formação, em 2025, numa comparticipação financeira que não excederá o montante de € 20.000,00 (vinte mil euros);
- Autorizar a reprogramação dos encargos orçamentais, referente aos apoios concedidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira para o período de 2016-2023.
- Louvar publicamente o atleta madeirense João Lourenço Pimenta Viveiros, os técnicos, o Ludens Clube de Machico e a Associação Regional de Canoagem da Madeira, por conquistar o título de Vice-Campeão do Mundo de Stand Up Paddle, na disciplina de race técnico, no escalão de juniores masculinos, no 2025 ICF Stand Up Paddling World Championships.
- Adquirir, pela via do direito privado pelo valor global de 44.361,00€ (quarenta e quatro mil, trezentos e sessenta e um euros), seis parcelas de terreno referente à obra “Miradouro do Cabo Girão – Ampliação do Estacionamento”.”