No decorrer da emissão especial que assinala o Dia Mundial da Rádio, o jornalista Miguel Guarda entrevistou o responsável do departamento de águas e saneamento do Funchal, César Fernandes.
A autarquia tem o projeto de controlo e monitorização de fugas de água, no terreno há alguns anos, que “pensou na reorganização da rede, de maneira a que a gestão, a forma como se trata a água e a distribuição da da mesma, seja mais racional e que chegue a toda a gente e com menores perdas de água nas nossas redes”, referiu Cesar Fernandes.
O projeto abrange a totalidade do Concelho do Funchal e foi dividido em duas fases.
A primeira fase, corresponde a cerca de 30% da rede de água, já está implementada em termos de obra. A segunda fase, corresponde ao restante do Conselho e terminou no final de 2024.
Aos microfones da 88.8, Cesar Fernandes frisou que “desde o início do projeto até agora, já poupamos quase 14 milhões de metros cúbicos de água”, o que corresponde a 5 mil piscinas do tamanho das de Penteada.
“No geral, e atendendo ao projeto como um todo, e que tem estas diferentes fases de implementação, no final de 2024, e relativamente ao ano base do projeto, que foi o início, já estamos a recuperar por ano, qualquer coisa como 4 milhões de metros cúbicos de água por ano, relativamente ao ano zero”, acrescentou.