MADEIRA Meteorologia

Clube de Ecologia Barbusano ‘andou’ na Levada dos Tornos

Data de publicação
02 Fevereiro 2026
11:26

O Clube de Ecologia Barbusano, da Escola Secundária de Francisco Franco, realizou recentemente mais uma saída de campo, percorrendo cerca de 13 km ao longo da Levada dos Tornos, desde o Lombo do Urzal até ao sítio dos Lamaceiros, na Fajã do Penedo, informou a escola em comunicado.

Segundo a nota, a caminhada teve início aos 500 metros de altitude, seguindo uma vereda entre casas e terrenos agrícolas até atingir a levada, aos 650 metros. O percurso permite observar o povoamento característico da freguesia de Boaventura, descrito como aglomerados populacionais que fazem lembrar os Açores, ao contrário do casario disperso típico da Madeira.

O trajeto ao longo da levada interceta vários cursos de água com quedas de água “deslumbrantes” e passa pelo vale da ribeira de João Fernandes, onde se destacam vistas sobre as cabeceiras do Maciço Montanhoso Central e vertentes dominadas por floresta nativa, incluindo tis, vinháticos, loureiros, paus-brancos e, nas zonas mais húmidas, sabugueiros, seiceiros e figueiras-do-inferno. No percurso, é possível observar também juvenis orquídeas da espécie Dactylorhiza foliosa e ensaiões sobre a rocha, ainda que sem floração. A escola alerta para a importância de não colher plantas nem alimentar animais selvagens.

O grupo abandonou a levada nas imediações da casa dos levadeiros, sendo recomendado prolongar o percurso até ao túnel de 2.400 metros que transporta água até à ribeira de São Jorge, seguindo depois para a Fajã da Nogueira e ribeira de Santa Luzia.

A etapa final consistiu na descida de cerca de 4 km por um caminho de terra batida, construído sobre áreas agrícolas em abandono, onde a vegetação nativa se regenera. Durante esta descida foi possível observar as marmitas, formações geológicas escavadas pela ação erosiva da água sobre os tufos avermelhados, até concluir o percurso junto a uma pequena achada, ainda em uso agrícola, no sítio dos Lamaceiros.

A escola destaca que esta atividade contribuiu para o contacto direto dos alunos com a natureza e a biodiversidade local, reforçando a importância da preservação ambiental.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas