MADEIRA Meteorologia

Francisco Gomes defende reforço de terapeutas e psicólogos para alunos com necessidades especiais

Data de publicação
22 Abril 2025
14:51

O deputado madeirense Francisco Gomes, do Chega, defendeu hoje ser prioritária a contratação de terapeutas e psicólogos para o apoio a crianças com necessidades educativas especiais nas escolas públicas do país.

Através de um comunicado, o partido argumenta que a falta destes profissionais está a comprometer o sucesso escolar e o desenvolvimento destes alunos, afetando, de forma muito direta, milhares de famílias portuguesas, incluindo na Madeira.

Na mesma nota, o Chega mais recorda que a Constituição Portuguesa garante o direito ao ensino com igualdade de oportunidades e que a presença de psicólogos e terapeutas nas escolas é fundamental para concretizar esse princípio. “Os alunos com necessidades especiais necessitam de acompanhamento especializado para o seu desenvolvimento cognitivo, motor e socio-emocional”, defende o partido.

Em nota de imprensa, o deputado Francisco Gomes, eleito pelo Chega para a Assembleia da República, explica a importância da medida proposta, que consta no programa eleitoral do partido para as eleições de 18 de maio.

“É inaceitável que, em pleno século XXI, haja crianças que não recebem o apoio necessário para aprender e crescer. O Estado tem o dever de garantir que nenhum aluno é deixado para trás e isso passa por dotar as escolas de recursos humanos que garantam que as crianças com necessidades educativas especiais recebem um ensino de qualidade”, pode ler-se, em declarações atribuídas ao deputado madeirense.

Segundo o Chega, dados recentes apontam para um rácio insuficiente de psicólogos nas escolas, nomeadamente um para cada 744 alunos, o que, para o partido, está muito acima do que é recomendado. A proposta apresentada sublinha que o Conselho Nacional de Educação já alertou que a escassez destes profissionais compromete a qualidade do apoio prestado.

Assim, o Chega avança com três medidas que, no entendimento do partido, devem ser levadas a cabo pelo governo já a partir do próximo ano letivo, em específico o levantamento detalhado das escolas que carecem destes profissionais, o reforço do número de terapeutas e psicólogos e a implementação de políticas públicas que valorizem estes especialistas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas