A Orquestra Jovem Sinfonia da Madeira apresenta-se pela primeira vez ao público no próximo domingo, 21 de dezembro de 2025, às 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. O concerto inaugural será dirigido pela maestrina madeirense Patrícia Khachkalyan Gomes e integra a iniciativa “Parlamento Mais Próximo”.
O projeto, que reúne jovens músicos madeirenses em formação superior ou já em atividade profissional dentro e fora da Região, nasce por iniciativa de Patrícia Gomes e conta com o apoio da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade gestora da Orquestra Clássica da Madeira, e do Banco BPI/Fundação “La Caixa”.
Para esta estreia, a orquestra de cordas, composta por 23 músicos, terá como solistas o pianista Rafael Kyrychenko e o trompetista Pedro Dantas. O programa inclui obras de Dmitri Shostakovich, Edward Elgar e do compositor português Joly Braga Santos.
Os bilhetes custam 15 euros, sendo a entrada gratuita para jovens até aos 18 anos e alunos do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, mediante disponibilidade do espaço.