Lucas Estevez e Nuno Santos, formandos do curso de Técnico Especialista em Manutenção Industrial/Mecatrónica do Centro de Formação Profissional da Madeira (IQ) foram os vencedores, na categoria ‘Secundário’ da Feira Tecnológica 2025, uma iniciativa da Direção Regional de Educação.
A distinção conquistada pelos formandos “reconheceu o trabalho, a criatividade e o empenho” do projeto por estes desenvolvido, denominado ‘Registo de Requisições com RFID’, que estará em exposição na Escola EB23 do Estreito de Câmara de Lobos na próxima quarta-feira, dia 4 de junho.
Refira-se que o projeto Registo de Requisições com RFID é um sistema de controlo de requisições baseado em tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), aplicável em ambientes como bibliotecas escolares, laboratórios, oficinas ou centros de recursos educativos. A solução proposta visa automatizar e otimizar o processo de registo e gestão de requisições de materiais ou equipamentos, promovendo maior eficiência, rastreabilidade e controlo de inventário.
Por outro lado, recorde-se que, no evento ‘Road Show for Entrepreneurship’, dinamizado pela Startup Madeira e realizado durante o mês de maio no Porto Santo, formandas da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (EPFF) e do Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM), constituído por Diana Ascensão, Mariana Quintal, Mara Quintal e Ana Silva conquistaram prémios na categoria do Ensino Profissional, nomeadamente o 1.º lugar - EPFF e o 2.º lugar - CFPM.
Os cursos profissionais, os cursos de aprendizagem e os cursos de aprendizagem + que participaram nestes eventos são apoiados pelo Madeira 2030, pelo Governo Regional da Madeira, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.