MADEIRA Meteorologia

Filipe Sousa diz que “coligação PSD/CDS fez passeio à Madeira longe dos reais problemas da população”

Data de publicação
23 Abril 2025
12:01

“Quais foram os assuntos de real interesse para os madeirenses e porto-santenses tratados pela coligação PSD/CDS durante a visita de Montenegro à Madeira?”, questiona, em comunicado, o candidato do JPP às eleições legislativas de 18 de maio.

Filipe Sousa interpela, na mesma nota, Luís Montenegro e Miguel Albuquerque sobre o que decidiram em relação aos “custos brutais da mobilidade aérea e marítima” e se resolveram, “de uma vez por todas, a única questão que interessa realmente a todos os madeirenses e porto-santenses que é pagar apenas os 79€ para residentes e 59€ para os estudantes nas viagens aéreas entre a Madeira e o continente”.

O candidato do JPP quer saber “se Miguel Albuquerque mostrou a Luís Montenegro os corredores do hospital Dr. Nélio Mendonça sobrelotados por falta de camas ocupadas com 232 altas problemáticas, um problema que o PSD/CDS tem arrastado há anos sem soluções; se mostrou os tempos de espera para consultas, exames e cirurgias, a falta de médicos e enfermeiros e a constante falta de medicamentos”.

“Foi discutido com o primeiro-ministro em gestão a descida do IVA na construção para ajudar a resolver o grave problema da habitação na Madeira; soluções para o elevado custo de vida regional; para a inflação que na Madeira desce muito lentamente; soluções para a Madeira reduzir a maior taxa de desemprego jovem do país; os custos incomportáveis com a educação; a penalização contante das empresas locais para acederem ao mercado nacional; a linha marítima por ferry, para baixar o custo das mercadorias e reduzir o custo de vida; a estabilidade do Centro Internacional de Negócios; a revisão da Lei de Finanças Regionais; o regime fiscal próprio”, sublinha Filipe Sousa.

“Sobre todas estas importantes matérias, não se ouviu um única palavra”, acrescenta o cabeça-de-lista do JPP. “Pelo que se pode concluir, sem exagero, que a visita do líder da coligação PSD/CDS à Madeira foi um passeio de luxo desligado da realidade e dos problemas concretos.”

Filipe Sousa considera que se tratou de “uma visita de charme encenada, com festas, jantares restritos e encontros com os mesmos de sempre, os burgueses que dominam a Região, passando ao largo da realidade do dia-a-dia das populações”. A visita foi a seu ver “uma sessão fotográfica cuidadosamente coreografada, um desfile de sorrisos, brindes e palavras vazias de conteúdo”, realça. “Luís Montenegro veio de passeio ao Funchal, e a única coisa que deixou cá foi um volumoso álbum de fotografias”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas