A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a Casa do Povo de Santa Cruz assinaram um contrato-programa para realização da 12.ª edição do evento “Sons e Sabores da Madeira”, que se encontra agendada para decorrer e 14 a 16 de novembro.
“Trata-se de um apoio que ronda os 11 mil euros por parte do Governo Regional com vista a valorizar a gastronomia, a cultura e as tradições do concelho de Santa Cruz”, explica, em comunicado, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.
Nuno Maciel, secretário da tutela, recorda na mesma nota que as Casas do Povo são “determinantes” na promoção e valorização da nossa cultura e das tradições que dão identidade ao mundo rural, bem como dos produtos agrícolas e agroalimentares que melhor representam a nossa identidade.
“Sabemos a importância que estes certames têm ao nível da dinamização dos produtos e do espaço rural. É de todo importante o apoio a este evento por parte do Executivo, ainda para mais quando são realizadas por instituições sem fins lucrativos, como são as Casas do Povo”, sublinha o governante, destacando ainda o papel destas instituições ao nível do associativismo e do voluntariado ao longo do ano em prol da comunidade local.
“Há um trabalho meritório que estas instituições realizam durante todo o ano, muitas vezes no anonimato e que trazem vários benefícios para as localidades e para a Região”, afirma o responsável.
Já Paulo Renato Spínola, presidente da Casa do Povo, salienta o papel “vital” da assinatura do contrato-programa para que o evento “possa ter a dignidade que merece”.
Sobre o evento o responsável ainda fez saber que existiu sempre a preocupação de envolver toda a comunidade, particularmente os empresários da restauração locais que vão contribuir para este certame.
Entre as despesas elegíveis deste contra-programa encontram-se ações de comunicação e promoção, adaptação e decoração do recinto, animação cultural, acolhimento de participantes e expositores, segurança, palestras temáticas e atribuição de certificados e troféus.
De referir que este evento conta com a participação de diversos restaurantes locais que oferecem provas de degustação de iguarias e bebidas regionais. O certame contará ainda com atuações musicais e grupos de folclore, que darão um toque tradicional à festa, promovendo os sons e cantares madeirenses.