O líder parlamentar do PSD realçou a importância do 25 de Novembro para a democracia em Portugal e para a autonomia da Madeira. Na sessão solene realizada na Assembleia Legislativa Regional, Jaime Filipe Ramos disse que “este é o dia que está na base da autonomia”.
“Só o 25 de Novembro permitiu alcançar aquilo que a maioria dos portugueses sonharam no 25 de Abril” e “salvou a democracia portuguesa”, salientou o líder da bancada do PSD.
O social-democrata criticou o “boicote sucessivo da esquerda à comemoração do 25 de Novembro”, apontando que “a democracia é uma obra inacabada” e que os “últimos 50 anos não trouxeram apenas a liberdade e a democracia, mas o bem mais precioso [para os madeirenses]: autonomia”, que tem de ser aprimorada porque “não é suficiente, nem preparada para os desafios” do arquipélago.
“Portugal deve agradecer às autonomias porque asseguram a soberania nas ilhas”, disse, adiantando que a autonomia precisa de “mais poder e recursos” e, em 2026, a Madeira vai lutar por uma constituição “mais autonómica” e uma melhor Lei das Finanças Regionais.