MADEIRA Meteorologia

Estado pondera redução de taxas no consumo de energia dos veículos elétricos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Abril 2023
11:33

O secretário de Estado da Mobilidade Elétrica disse, no Funchal, que o Estado está a ponderar reduzir as taxas de consumo de energia elétrica dos veículos movidos a eletricidade.

Jorge Delgado lembrou os incentivos para a aquisição deste tipo de viaturas no país. "A taxa de crescimento destes veículos é grande. Temos, em março, mais 88% de carros elétricos vendidos do que tivemos no ano passado", afirmou. "Dentro das políticas de incentivo que estamos a ponderar, estamos a analisar apoiar de uma forma mais generalizada o preço do consumo da energia para a mobilidade elétrica, reduzindo as taxas e apoiando financeiramente essa redução".

Jorge Delgado falava com a comunicação social antes da sessão na Madeira, desta feita no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, das ‘Mobi.Sessions’, dinamizadas por todo o país pela MOBI.E e pela Secretaria de Estado da Mobilidade Urbana, com o intuito de sensibilizar os municípios sobre a importância de apostarem na mobilidade elétrica, para diminuir as emissões de gases.

O governante entende que, para a mudança de mentalidades das cidades e dos cidadãos para a redução das emissões de carbono, "o transporte público tem de ser mesmo a espinha dorsal" da mobilidade, já que "não podemos andar todos nos nossos veículos". É preciso também melhorar a qualidade dos transportes públicos através da sua eletrificação, reconheceu, considerando que os municípios têm um papel fundamental a este nível, nomeadamente ao nível da cobertura de postos de abastecimento elétrico de viaturas.

Jorge Delgado não considera que Portugal esteja atrasado nessa transformação, já que é "o quarto país europeu com mais pontos de carregamento por 100 quilómetros de estrada". Mas, apesar de o país estar "bem nesta matéria, não podemos relaxar".

O governante comentou, por outro lado, que tem "a melhor das impressões do trabalho que tem sido feito na Região", em matéria de mobilidade urbana, em colaboração com a MOBI.E, a entidade nacional gestora da rede. "O país está a seguir o caminho certo e, também aqui na Madeira, conseguimos ter em todos os municípios do país, nos 308, um posto de carregamento, pelo menos".

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas