O PAN informa, em comunicado, que recebeu denúncias sobre a situação das tartarugas que se encontram já há 2 anos no atual Centro Multiusos do Porto Moniz. Em visita às instalações, a equipa do partido diz ter visto "o estado lastimável" em que se encontram os animais.
"Uma exposição que esteve aberta ao público, sendo paga a entrada e que devido a várias denúncias, fechou, contudo os animais continuam no respetivo espaço, com o consentimento da Câmara Municipal do Porto Moniz. As autoridades competentes estiveram no local em agosto do corrente ano, apresentando um conjunto de recomendações para a melhoria das condições das tartarugas, tendo sido algumas retiradas do local", pode ler-se.
No entanto, o partido dá conta que, após vários avisos, são várias as tartarugas que continuam em sofrimento, frisando, a este respeito, relatos de comida podre, de ausência de água e dos espaços curtos e limitados, algo que consideram "estar fora das condições naturais necessárias à sobrevivência".
O PAN sublinha estar atento a esta situação, tendo comunicado com o IFCN, que está a acompanhar o processo e que, da forma mais breve possível, irá efetuar as devidas diligências.
"É uma situação lamentável e de extrema violência, sem qualquer interesse público, usar os animais para este tipo de atividade. O PAN não compreende como é que a Câmara Municipal do Porto Moniz compactua com este tipo de exploração animal", conclui a mesma nota.
Mónica Rodrigues