MADEIRA Meteorologia

Erasmus: 23 docentes da Escola Dr. Manuel da Silva Leça participaram em 23 mobilidades em 18 meses

Data de publicação
20 Março 2025
10:34

Vinte e três docentes da Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Manuel da Silva Leça (antiga Ladeira e Lamaceiros), na Calheta, participaram em 23 mobilidades em 18 meses, no âmbito do projeto KA122 ‘Educar na Multiculturalidade! Os desafios da inclusão’, iniciado a 1 de outubro de 2023 e terminado a 31 de março deste ano, ao abrigo do programa Erasmus +.

  • Erasmus: 23 docentes da Escola Dr. Manuel da Silva Leça participaram em 23 mobilidades em 18 meses

Num comunicado enviado ao JM, o estabelecimento de ensino elucida que este projeto “pretendeu dotar docentes e não docentes de ferramentas atuais para a sua prática profissional, assim como dar a conhecer diferentes sistemas de ensino, especificamente no que concerne às metodologias e dinâmicas relacionadas com a aprendizagem no exterior, sustentabilidade, diversidade e inclusão, trabalho colaborativo e a dinamização de ateliês”.

Refira-se que, desde 2019, a instituição tem vindo a reforçar a sua presença na Europa, ampliando a sua rede de contactos, favorecendo a dimensão europeia e potencializando a aquisição de novas competências ao pessoal docente e não docente.

  • Erasmus: 23 docentes da Escola Dr. Manuel da Silva Leça participaram em 23 mobilidades em 18 meses

“Os resultados têm sido muito positivos, uma vez que os participantes melhoraram, substancialmente, as suas competências e fortaleceram as suas aptidões para trabalhar em equipa”, realça a escola.

Mais indica que já está a implementar algumas das metodologias adquiridas aquando das mobilidades. “Todos, sem exceção, referiram que a experiência Erasmus + foi muito gratificante e enriquecedora. As temáticas do projeto foram alcançadas com sucesso”, sustenta.

  • Erasmus: 23 docentes da Escola Dr. Manuel da Silva Leça participaram em 23 mobilidades em 18 meses

Uma das apostas da escola é a aprendizagem ao ar livre, sendo que os alunos “estão a usufruir de mais tempo no exterior, com aulas fora da sala de aula nas mais diversas áreas”.

Já no que concerne ao âmbito ambiental, a escola tem vindo a desenvolver várias ações, “especificamente a reutilização de bolas de Padel nos pés das cadeiras para insonorizar as salas da creche e pré-escolar, reutilização de diversos materiais e dinamização de projetos como ‘Retalhos de Amor’, que pretende confecionar mantas térmicas com pacotes de batatas fritas vazios que, posteriormente, serão entregues aos Bombeiros Voluntários da Calheta e aos mais necessitados”.

Além disso, com vista a dar melhor resposta ao desafio da multiculturalidade, diversidade e inclusão, a escola está a implementar estratégias que facilitam a abordagem linguística, cultural e cognitiva na escola, através de metodologias ativas com vista o envolvimento de todos os alunos e suas famílias.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas