MADEIRA Meteorologia

Energia: Madeira recebe projeto piloto das RUP

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Outubro 2023
10:18

Pedro Fino presidiu na manhã desta terça-feira uma conferência onde o foco continua a ser a descarbonização.

Em causa, está um projeto que visa que os carregamentos de veículos elétricos possam efetuados a 100% a partir de energias renováveis, relembrando-se essa meta de em 2030 a Madeira possa ter 55% de produção, mesmo com essa ressalva que as alterações climáticas possam impactar o trabalho que vai sendo desenvolvido nesse sentido.

O 'Insulae', assim se chama o projeto piloto no âmbito das RUP, reúne no auditório do Museu de Eletricidade também o anfitrião Francisco Taboada e também Bruno Pereira e Veiga França.

Na sua alocução, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas relevou que "a insularidade energética, o reduzido consumo, e a intermitência na disponibilidade dos recursos naturais, o sol, a água e o vento, coloca-nos desafios futuros na gestão destas fontes de energia. Evidentemente, iremos sempre privilegiar a estabilidade e segurança na rede elétrica, daí a necessidade imperiosa de adotarmos soluções que garantam o aproveitamento integral das fontes de energia renovável".

Pedro Fino lembrou, ainda, que ao abrigo do PRR, há projetos em curso que ascendem a 69 milhões de euros, designadamente "a instalação de centrais de baterias, a remodelação das centrais hidroeléctricas da Calheta e da Serra de Água, a montagem dos contadores inteligentes e a melhoria da gestão e eficiência da iluminação pública".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas