MADEIRA Meteorologia

Emanuel Câmara acusa coligação PSD/CDS de excluir a Madeira dos apoios a que deveria ter direito

Data de publicação
28 Abril 2025
14:12

O cabeça de lista do PS Madeira às eleições de 18 de maio afirmou hoje que, ao longo deste ano, “aquilo que assistimos foi a um governo do PSD/CDS que discriminou a Madeira e que não foi, sequer, capaz de dar continuidade a projetos que haviam sido iniciados pelo anterior Executivo do PS”.

Emanuel Câmara reagia, assim, às declarações da candidatura da coligação PSD/CDS que, ontem, afirmou que a AD fez mais em meses do que o PS numa década.

Em tom crítico, Emanuel Câmara condenou a postura do atual Governo da República, que “deixou a Madeira para trás em vários momentos, num claro desrespeito pelos portugueses que vivem nas ilhas”.

O socialista lembra o facto de o Executivo PSD/CDS ter deixado a Madeira de fora das verbas do Fundo de Coesão para fazer face aos prejuízos dos incêndios. “Dos 500 milhões de euros que o Estado recebeu, quanto é que veio para a nossa Região, que também sofreu com os fogos de agosto do ano passado? Onde estavam os deputados eleitos pelo PSD-Madeira, que baixaram a cabeça e nada disseram perante este tratamento desigual?”, pergunta.

Entre as críticas apontadas, Emanuel Câmara inclui também o facto de, apesar da disponibilidade manifestada pelo Governo do PS, os atuais Executivos da República e Regional – ambos da mesma cor – não terem sido capazes de dar prosseguimento ao processo de cedência do edifício do antigo Centro Educativo da Madeira, para acolher uma Comunidade Terapêutica na Região.

O cabeça de lista do PS pergunta igualmente pelo cumprimento da promessa do PSD de fazer com que os madeirenses não tenham de pagar o valor total das viagens aéreas e submeter-se à burocracia dos reembolsos. Na prática, acrescenta, as mudanças operadas não passaram de migalhas e não vêm solucionar o problema.

“Onde está o sentido autonomista deste governo? E onde têm estado os deputados eleitos pelo PSD-Madeira?”, insiste o socialista.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas