MADEIRA Meteorologia

Eleições: “A causa animal não se resume a bandeira eleitoralista” defende cabeça de lista da CDU

Data de publicação
27 Fevereiro 2025
19:49

Sílvia Vasconcelos, candidata da CDU às eleições legislativas regionais, abordou hoje diversos aspetos sobre os animais e a causa animal, numa iniciativa realizada pelo partido.

“A CDU não faz dos animais, e da causa animal, uma mera bandeira eleitoralista. Esta, é uma preocupação que nos é identitária na matriz política regional, pela iniciativa que tivemos. Movemo-nos pelo bem-estar dos animais, numa perspetiva moral e ética, mas também, indissociavelmente, pela saúde e pela segurança públicas na Região, numa perspetiva global de One Health. Queremos uma só saúde para a RAM, que englobe pessoas , animais e ambiente”, defendeu a candidata, veterinária de profissão, com doutoramento nesta área.

Segundo disse, a CDU defende “a urgência” de “um Fundo de Compensação e Apoio à Causa Animal na Região Autónoma da Madeira para dar resposta ao tratamento veterinário de animais com tutores com dificuldades sociais, dado que o mesmo numa clínica particular é oneroso e por isso interdito a uma grande faixa da sociedade”.

“Milhares de animais sofrem e acabam por morrer face a esta limitação, de doenças banais e de ferimentos banais, colocando-nos perante um problema de ética face ao direito à vida inalienável a qualquer ser. Este Fundo seria uma forma de controlo eficaz das zoonoses e de promoção de uma maior acessibilidade à saúde dos animais de companhia e garantia de saúde pública”, explicou a candidata.

Sílvia Vasconcelos disse também que o partido se compromete “a apresentar um Projecto de Resolução para a urgente cooperação entre os Municípios e o Governo Regional no lançamento de campanhas de esterilização de animais abandonados e errantes na Região Autónoma da Madeira”, que não se verifica na plenitude.

Outro projeto nesta área, pelo qual a CDU pretende se debater, se regressar ao parlamento regional, intitula-se ‘Os animais na escola: para o desenvolvimento da cidadania nas crianças e jovens’, que, segundo disse, é uma ideia que foi “desvalorizada em comissão” pelo atual Secretário Regional da Educação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas