MADEIRA Meteorologia

EEM conclui central orçada em mais de 10 milhões de euros na Vitória

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Novembro 2022
14:48

A Central de Baterias da Vitória, na ilha da Madeira, está concluída. O empreendimento, da responsabilidade da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), representa um investimento superior a 10 milhões de euros e vai permitir reduzir a dependência externa no abastecimento de energia elétrica à ilha.

O presidente do Governo Regional estará amanhã, pelas 11 horas, no sítio da Vitória, no Funchal, para a cerimónia que marca o início do funcionamento desta nova infraestrutura, localizada dentro do Complexo da Central Térmica da Vitória (CTV).

Trata-se de um projeto inovador da EEM-Empresa de Eletricidade da Madeira, com engenharia e tecnologia de ponta, que visa contribuir para a descarbonização da produção de eletricidade.

Esta nova instalação tem uma potência mínima e capacidade de energia instalada de 15 MW / 16,4 MWh, concretizada no âmbito da empreitada "Instalação e Integração de Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias no Sistema Elétrico da ilha da Madeira", tendo envolvido um investimento global na ordem dos 10,6 milhões de Euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO-SEUR/EU), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão, num montante de cerca de 7,8 milhões de Euros.

Recorde-se que esta obra iniciou-se em agosto de 2021.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
3/02/2025 07:40

O Global Risks Report é a publicação de referência do Fórum Económico Mundial sobre riscos mundiais. Ocorre por antecipação à realização do encontro de...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas