Atualmente, na Região, cerca de seis centenas de profissionais entre docentes e técnicos especializados, terapeutas, psicólogos, integram a educação especial. São quatro mil alunos na Região a beneficiar deste apoio. Dados facultados há instantes pelo secretário Jorge Carvalho.
O nosso sistema de educação, conforme mencionou o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, tem na sua base os valores de respeito e rege-se pela capacidade de intervir quando necessário em situações que pedem uma melhor resposta aos alunos de educação especial.
Nesse sentido, louvando também o empenho e compromisso dos pais e professores, disse que “os handicaps que podem surgir, podem ser ultrapassados”, graças às metodologias aplicadas ao longo dos últimos sessenta anos.
No que concerne, por exemplo, ao uso da tecnologia, que poderia constituir uma barreira, este já não se coloca, antes pelo contrário.
“É pela escola que criamos uma sociedade mais competente, mais solidária”, rematou o governante, sublinhando o “trabalho fantástico” desenvolvido até aqui. Recorde-se que os 60 anos da educação especial na Região são hoje assinalados com uma conferência que tem lugar no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.