MADEIRA Meteorologia

Eduardo Jesus salienta crescimento exponencial do setor do Turismo no Porto Santo

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
24 Junho 2025
10:25

O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, na sessão solene comemorativa dos 190 anos do concelho do Porto Santo, vincou que o Governo Regional aposta e continuará a apostar na dinamização de eventos na ilha dourada, durante todo o ano, com destaque para o desporto.

“Esta estratégia tem dado resultados concretos e expressivos”, congratulou-se o governante, dando como exemplo, o facto de, em 2015, o Porto Santo registar cerca de 372 mil dormidas, valor que, em 2024, ultrapassou as 558 mil. Também o número de hóspedes cresceu na ordem dos 19%, entre 2019 e 24 e o rendimento por quarto quase duplicou.

O dirigente destacou, deste modo, o impacto direto nas empresas locais, sobretudo na restauração e comércio e repercussão positiva nas oportunidades de emprego e consequentemente nas famílias. “É o resultado de uma aposta contínua e estruturada, feita com uma visão a longo prazo”, disse.

Entre as medidas de visão estratégia, destacou o reforço da conetividade aérea. Este verão, o Porto Santo já dispõe de mais de 90 mil lugares aéreos, cerca de mais 9% que no ano passado. Factos estes que o secretário congratula, bem como o recorde, atingido em 2024, de 247 mil passageiros.

Além do mais, ressalvou o apoio à mobilidade inter-ilhas, com o objetivo de combater a sazonalidade e estimular a ida de madeirenses para o Porto Santo, durante a época baixa. “Já foram apoiadas mais de 1.150.000 viagens inter-ilhas”, num investimento superior a 17,6 milhões de euros por parte do Governo Regional.

Já no que toca ao ambiente, destacou o lançamento, ainda este ano, para o procedimento de recarga de areia da praia, que deverá se concretizar em 2026, bem como as iniciativas de reflorestação e prevenção de incêndios, entre outras.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas