MADEIRA Meteorologia

Dois alunos da ‘Bartolomeu Perestrelo’ conquistam medalha de prata na Fase Nacional das Olimpíadas de Física

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
01 Junho 2025
12:24

Dois alunos da Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo alcançaram o segundo lugar na Fase Nacional das Olimpíadas de Física, decorrida no dia 31 de maio de 2025. “Esta distinção, materializada na conquista da medalha de prata, sucede à excelente prestação na fase regional, onde a equipa havia sido distinguida com a medalha de ouro”, revela a Direção Executiva do estabelecimento de ensino.

A fase nacional das Olimpíadas de Física decorreu na cidade de Coimbra, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, reunindo estudantes de todo o país, previamente apurados nas fases regionais. A equipa madeirense, composta pelos estudantes Miguel Afonso Cairos Aleixo e José Simão Nóbrega Pinto, e orientada pela professora da disciplina, “demonstrou elevado conhecimento científico, pensamento crítico, capacidade de raciocínio lógico e competência prática nas provas teóricas e experimentais que integram esta fase nacional”, sublinha a escola.

As Olimpíadas de Física, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física, visam fomentar o interesse pela Física junto dos alunos do ensino básico e secundário, incentivando a excelência e a curiosidade científica.

Para os alunos do escalão A, como é o caso da equipa da Escola Bartolomeu Perestrelo, “esta etapa nacional constitui o início de um percurso mais alargado: os estudantes agora transitam para uma fase de preparação específica, orientada pela SPF, na qual aprofundarão os seus conhecimentos em Física, Química e Biologia. Daqui a dois anos, terão a oportunidade de integrar as provas de seleção para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Ciências”.

A concluir a nota, a direção da escola sublinha que “este resultado evidencia o compromisso da Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo com a promoção da excelência académica e científica, sendo igualmente revelador do potencial dos jovens madeirenses no panorama nacional”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas