A DECO Madeira recebeu vários pedidos de informação de consumidores devido a problemas de faturação surgidos após o envio de uma comunicação da Galp Madeira, que dá conta de alguns constrangimentos, em resultado da fusão da Gasinsular nesta empresa.
Entre tais constrangimentos consta nomeadamente atrasos no processo de emissão de faturas do gás.
No entanto, conforme esclarece a DECO, a GALP Madeira comunicou também que o processo de faturação mudou, sendo que a partir de agora os consumidores continuarão a receber a sua fatura de gás mensalmente, mas as leituras dos contadores passarão a ser efetuadas de dois em dois meses.
"Importa referir que a lei prevê que a fatura deve ter uma periodicidade mensal, salvo acordo em contrário no interesse do consumidor", informa a entidade.
Ainda assim, ressalvam, "o consumidor que tenha recebido uma fatura com valores elevados, devido a esses constrangimentos, pode solicitar um acordo de pagamentos em prestações, sem qualquer encargo associado".
"Reforçamos a importância de os consumidores comunicarem as suas leituras, evitando estimativas e consequentes faturas de acertos", adita ainda.
Edna Baptista