Sofia Canha, que participa neste debate por videoconferência, por se encontrar fora da Região, lidera pela quarta vez a candidatura do PS à Câmara da Calheta.
A candidata socialista apresenta como principais prioridades o desenvolvimento social, que tem de estar alicerçado no desenvolvimento económico, transversalmente, tendo por base a educação, cultura e educação cívica; a habitação e sentir que existe segurança, que são pilares que dão bem-estar e conforto à população. Por fim, apresenta também a mobilidade, quer dentro do concelho, quer para o exterior, como prioridades da sua candidatura.
Quanto aos apoios sociais, a cabeça-de-lista do Partido Socialista considera que a vertente social não implica necessariamente só os apoios. “Estes são importantes, sim, para fazer justiça social”, e são para manter, mas, ressalva, “os apoios sociais devem ser implementados com equidade”. Assim, propõe uma majoração dos apoios não apenas para quem tem necessidades económicas como também para os que contribuem para a sociedade. E fala do ‘+Saúde’, cujos critérios devem ser mais justos e equitativos.
Nas políticas desportivas, o investimento será, para a candidata socialista, “para manter e reforçar se houver condições para isso”. Ressalva a necessidade de promover a prática desportiva amadora, em todas as localidades do concelho.