Cláudia Perestrelo percorreu, na entrevista, todas as freguesias de Santana, destacando as medidas que considera prioritárias para cada localidade.
São Roque do Faial
Cláudia Perestrelo considera que a demora na criação da Sidraria já motivou a sua intervenção junto da entidade própria, mas garantiu que, caso tenha a confiança dos eleitores, irá avançar com o projeto “quer queiram, quer não queiram”.
A candidata defende ainda a requalificação do centro da freguesia, com duas obras junto ao Centro Cívico: a criação de estacionamento e de um espaço multiusos para iniciativas. Sublinha também a necessidade de uma praça condigna junto à Igreja, lembrando que São Roque do Faial “tem a pior centralidade do concelho”. A habitação é outro ponto que considera essencial, com o município a ter de assumir um papel mais ativo.
Faial
Sobre o campo de golfe, Cláudia Perestrelo afirmou que não se pronunciará até ter mais conhecimento sobre o projeto. Como prioridade, destacou a criação do centro tecnológico, que poderá fixar empresas e gerar emprego. Acrescentou ainda a importância da manutenção do Patinódromo e frisou que os investimentos no Faial devem ser feitos ouvindo a população.
Santana
Na sede do concelho, apontou a necessidade de ordenar o estacionamento, criar uma praça de táxis com mais condições de segurança e instalar semáforos para maior proteção dos peões. Considera ainda que a mobilidade é um desafio central: “O turismo deixa de ser bem-vindo se as pessoas forem perturbadas”.
Ilha
Cláudia Perestrelo destacou a urgência da habitação como forma de fixar a população. Defendeu o aproveitamento do património municipal, como a antiga escola, e a melhoria dos acessos, nomeadamente no Vale da Lapa, para facilitar eventuais operações de resgate.
São Jorge
A candidata revelou ter solicitado esclarecimentos à tutela sobre a reutilização do edifício da escola local e criticou a “incapacidade do executivo” camarário para evitar a degradação do património. Considera ainda prioritária a intervenção no Calhau de São Jorge.
Arco de São Jorge
Para esta freguesia, Cláudia Perestrelo comprometeu-se a defender o anel rodoviário e confidenciou inclusivamente que está a conversar sobre a formação de uma frente ativa entre Santana e São Vicente, de forma a melhorar a acessibilidade.