MADEIRA Meteorologia

Cuidados Paliativos precisam de mais pessoas formadas no apoio ao domicílio

Data de publicação
24 Janeiro 2025
14:39

Licínia Araújo, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos, no hospital dr. João de Almada, afirma que a lista de espera dos doentes que precisam deste serviço anda com um mês e meio. São cerca de 55 doentes à espera. Questionada sobre se seriam necessárias mais camas- que neste momento, são 11, consideradas as ideais, além dos serviços prestados ao domicílio a cerca de 140 - Licínia Araújo defende que seria mais importante outras valências, nomeadamente mais suporte ao nível de comunidade.

”Precisamos de cuidadores formais para esta prestação de cuidados. Mas não é uma ajudante domiciliária para só dar o banho. É uma ajudante para dar cuidados efetivos de saúde também”, diz.

Admite que, muitas vezes, quer profissionais quer doentes, acham que ainda não é altura para procurar aquele serviço e quando lá chegam já estão numa fase tardia sem que a equipa consiga chegar a tempo.

“Desta forma, não se fazem bons cuidados paliativos”, afirmou, hoje, momentos antes de ter início, no Colégio dos Jesuítas, o I Workshop e I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos. Aos jornalistas, Licínia Araújo refere que as famílias estão assoberbadas e com dificuldades de cuidarem dos seus doentes, sobretudo de uma forma presente e com uma consciência diferente.

Neste momento, a unidade conta com 16 enfermeiros (que se desdobram para o domicílio), 11 auxiliares e seis médicos, sendo que um dá apoio no intra-hospitalar. Há quatro médicos nos cuidados ao domicílio e duas pessoas que acompanham não só os doentes como também dão resposta a todos os contactos telefónicos.

Licínia Araújo diz que o perfil dos doentes é um bocadinho diferente. Não são só os idosos. Há gente nova, com crianças. A média de idades é dos 55 a 65 anos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas