MADEIRA Meteorologia

Confiança acusa executivo de lançar concursos sem financiamento do IDR assegurado

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
23 Janeiro 2025
12:33

Miguel Silva Gouveia, à margem da reunião de câmara, acusou, esta quinta-feira, o atual executivo da autarquia funchalense de lançar “sensivelmente 3 milhões de euros de concursos públicos sem que estivesse assegurado o financiamento por parte do IDR - Instituto de Desenvolvimento Regional”.

Aos olhos do vereador, “isso em si configura um erro processual e uma ilegalidade”. “Quando aprovamos, a 9 de janeiro, o lançamento desses concursos a informação que tínhamos é que estaria tudo aprovado e dentro da legalidade, hoje ficamos a saber que não só o IDR não aprovou as candidaturas como o atual executivo pretendia corrigir, mas sem anular, o erro processual que pode constituir uma ilicitude financeira”, disse.

Assim, a Coligação Confiança propôs a anulação desses concursos e aguardar pela aprovação das candidaturas ao IDR. “A decisão do executivo foi não anular, ter mais tempo para pensar sobre o assunto, o que demonstra um pouco o desnorte da forma como a Câmara está a ser gerida”, rematou.

Cristina Pedra refuta acusações

Perante estas acusações a presidente da autarquia referiu que não reconhece “nada dessa afirmação”. “Penso que nãos souberam transmitir”, concluiu, justificando que o que hoje foi apresentado foi um procedimento que foi submetido a uma candidatura de dezembro de 2024 ao IDR.

“A candidatura mantém-se, está em aprovação, portanto ainda não há resultado final, mas de acordo com as regras do IDR é necessário juntar peças procedimentais quando há alguma maturidade do projeto a desenvolver. E o que nós hoje trouxemos foi uma ratificação no sentido de não lançar o procedimento concursal todo, porque não é obrigatório, e apenas fazer as peças procedimentais”, explicou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas