As 15 colmeias que foram instaladas no Parque Ecológico, no último trimestre de 2021, numa parceria entre a Câmara Municipal do Funchal e a Associação de Apicultores da Madeira e Porto Santo - AAMPS, produziram cerca de 60 quilos de mel, extraídos por seis apicultores.
Isso mesmo informou a autarquia, no âmbito do Dia Mundial da Abelha, que se assinala hoje, tendo recordado que esta iniciativa visa contribuir para o fomento da biodiversidade do Parque Ecológico, para a preservação da abelha e para a divulgação da atividade como referência para a sustentabilidade dos ecossistemas florestais.
A este propósito, a vereadora do ambiente da CMF, Nádia Coelho, referiu que para além da produção de mel, que pretende divulgar o potencial da flora do Parque Ecológico, são também objetivos da autarquia realizar atividades técnico-pedagógicas, no âmbito da educação/formação do setor apícola regional, e sensibilizar as crianças, jovens e adultos para a importância dos polinizadores.
Nádia Coelho mais realçou que este projeto está ainda numa fase embrionária e que tem muito potencial, deixando em aberto a possibilidade, no futuro, de serem desenvolvidos outras iniciativas.
Por sua vez, a vereadora lembrou ainda que as abelhas são seres vivos essenciais à manutenção da biodiversidade, destacando-se a sua função de polinização, que abrange cerca de 90% das espécies de plantas silvestres com flor e 75% das plantações de alimentos do mundo dos quais dependemos diariamente.
"Atualmente estes insetos conhecidos em todo o mundo estão sob risco de extinção elevado, por causa dos impactos de origem antropogénica, como a utilização excessiva de pesticidas, aumento das monoculturas e o aquecimento global, fatores aos quais as abelhas são particularmente sensíveis", alerta a nota envida à redação.
De realçar ainda que, para assinalar a data, este ano, em parceria com a AAMPS, o Parque Ecológico promoveu uma atividade de sensibilização para a importância dos polinizadores, que permitiu aos cerca de 50 participantes, com idades entre os 9 e os 15 anos, conhecer a morfologia da abelha, os procedimentos e logística da atividade apícula. No final, tiveram a oportunidade de participar numa atividade de degustação dos vários tipos de mel produzidos, no próprio Parque Ecológico do Funchal e noutros locais.
Edna Baptista