MADEIRA Meteorologia

CMF faz recolha gratuita de denominados "monstros"

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    06 Dezembro 2021
    5:00

    Nos próximos dias 11 e 18 de dezembro, os residentes das freguesias de São Martinho e Santa Maria Maior terão a oportunidade de se livrar de vez dos "monstros" que têm parados lá em casa.

    Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Departamento de Ambiente, que está a realizar uma campanha gratuita de recolha de objetos volumosos, fora de uso e que, pelas suas características, não podem ser processados pelos meios de recolha de resíduos convencionais.

    Tais "monstros" vão desde móveis a colchões, máquinas de lavar roupa, frigoríficos, fogões, paletes, entre outros objetos, cujo abandono é punível com uma coima variável de 50 a 250 euros, de acordo com o Regulamento de Resíduos Sólidos e Comportamentos Poluentes do Funchal, conforme recorda Nádia Coelho, vereadora da autarquia funchalense, que sublinha que estes são comportamentos abusivos e denotadores de falta de consciência ambiental.

    A primeira ação de recolha aconteceu no passado sábado em Santo António, tendo contado não só com a presença da vereadora do Ambiente, mas também do presidente da Junta de Freguesia local, Ilídio Castro.

    De acordo com Nádia Coelho, esta campanha, desenvolvida em articulação com as juntas de freguesia que recebem esta iniciativa, tem como objetivo "promover as boas práticas de cidadania e o respeito pelos equipamentos e espaços públicos", relembrando e informando a população das formas corretas de encaminhar estes pertences para "o destino mais adequado".

    No que diz respeito às restantes freguesias, estas ações de recolha serão efetuadas em articulação com os órgãos de poder local consoante as necessidades manifestadas pelos munícipes.

    De recordar que, à parte desta campanha, a Câmara Municipal do Funchal também disponibiliza o serviço de "Remoções a Pedido", o qual somou no ano passado um total de 929 solicitações de transporte deste tipo de pertences.

    Tal serviço tem o custo de 15,03 por cada 15 minutos, sendo que, no caso das empresas, este eleva-se para 26,28 euros. Desta forma, só em 2020, a recolha destes objetos rendeu à autarquia da capital madeirense 16.346,29 euros.

    No entanto, para além desta opção, explica Nádia Coelho, os munícipes podem, igualmente, entregar estes resíduos volumosos e de grandes dimensões, de modo gratuito, na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, que se encontra aberta de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 22 horas.

    Face a todas estas possibilidades de os funchalenses se desfazerem destes pertences, a vereadora da CMF apela a que toda a população tenha consciência ambiental, evitando deixar na via pública estes "monstros abandonados", como ainda se tem verificado pela cidade.

    Edna Baptista

    OPINIÃO EM DESTAQUE

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas