A Câmara Municipal do Funchal, através da Divisão de Saúde e Bem-Estar e da Divisão de Valorização Social do Departamento de Educação, Saúde, Social e Inclusão, irá realizar o I Encontro Técnico-Científico da CIMA Funchal no dia 28 de novembro de 2025, entre as 09h00 e as 17h00, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF).
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efetuada através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiNozTTWi-KIdfankgEKJxaAPRyQ5CxZ7tIzryykiq6RtlbQ/viewform?usp=send_form
Este primeiro encontro tem como objetivo promover a reflexão crítica, o diálogo interinstitucional e o aprofundamento do conhecimento técnico-científico na área da intervenção com pessoas em situação de sem-abrigo, reunindo profissionais, investigadores e entidades com intervenção direta e indireta neste domínio.
A sessão de abertura está marcada para as 09h30 e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Jorge Carvalho, e da secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido.
Entre os momentos centrais da manhã, destaca-se a apresentação e avaliação intercalar do Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo Funchal 2025-2029, a cargo da vereadora Helena Leal. O encontro prossegue com a intervenção de Paulo Milheiro, chefe da Divisão de Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal, que fará o enquadramento e explicará os propósitos deste primeiro encontro técnico-científico.
O período entre as 11h15 e as 13h00 será dedicado a um painel temático sobre ‘Pessoas em Situação de Sem-Abrigo na Cidade do Funchal: Saberes e Perspetivas Institucionais’. Participam especialistas de várias organizações, incluindo Manuela Esturrica (Instituto da Segurança Social da Madeira), Licínea Freitas (Rede Europeia Anti-Pobreza - EAPN), Diana Freitas, vencedora do “Prémio + Valor” da Assembleia Legislativa da Madeira, e Jorge Alves, presidente da Associação Integrar, Coimbra, que apresentará uma análise comparativa de modelos de intervenção.
A sessão da tarde, entre as 14h30 e as 16h00, será marcada por uma mesa-redonda dedicada às pessoas em situação de sem-abrigo, refletindo sobre o presente e o futuro. Entre os intervenientes encontram-se Paulo Milheiro (CMF), Djamila Teixeira (Associação Protetora dos Pobres - APP), Magda Freitas (Centro de Apoio ao Sem-Abrigo - C.A.S.A.), Cristina Meneses (AMI), Joana Moreno (Unidade de Saúde Pública do SESARAM) e Dario Sanguedo, subintendente da PSP. A moderação estará a cargo do jornalista Filipe Gonçalves.
Após um momento de debate aberto, às 16h00, o encontro encerra entre as 16h30 e as 17h00 com a apresentação das principais conclusões.