MADEIRA Meteorologia

CMF participou em evento nacional com projeto de Controlo e Monitorização de Fugas de Água

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
26 Novembro 2025
14:57

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da qual o Município do Funchal é membro, organizou entre os dias 18 e 21 de novembro, o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2025) em Santa Maria da Feira. O ENEG, de periodicidade bienal, teve como mote em 2025 o tema “Água e Governança: Pontes para o Futuro”.

O Município do Funchal, através do Departamento “Águas do Funchal” esteve presente no evento. Apresentou duas comunicações orais, relacionadas com a implementação do Projeto de Controlo e Monitorização de Fugas de Água da rede de distribuição.

A primeira comunicação, intitulada “Implementação de projetos de otimização hidráulica e energética. Casos práticos de dificuldades técnicas e soluções possíveis”, foi apresentada pelo Eng. Roberto José, pertencente aos quadros do Município.

Nesta comunicação, pretendeu-se partilhar a experiência do Funchal na implementação de um projeto (desafiante) de otimização hidráulica, identificando muitos dos problemas ocorridos e apresentando soluções que permitem ultrapassá-los. A comunicação foi apresentada em coautoria com o Eng. Rui Silva Santos, quadro da empresa RSS, responsável pela elaboração do projeto.

A segunda comunicação, intitulada “Redução das perdas de água no Funchal – Um caminho de sucesso: os números”, foi redigida pelo Diretor do Departamento de Águas do Funchal, César Fernandes, e pelo supracitado Eng. Rui Silva Santos (que também fez a comunicação oral). Neste caso, foram apresentados os principais resultados obtidos até ao momento pelo projeto, e indicadas possíveis medidas que permitam manter a trajetória descendente das perdas de água.

Recorde-se que o Projeto de Monitorização e Controlo de Fugas começou a ser implementado em 2019 (fase de obra), numa altura em que o volume de água não faturada era de quase 20 milhões de metros cúbicos (o equivalente a 8000 piscinas olímpicas) situando-se agora em 15 (6000 piscinas olímpicas).

Já foram poupados 13 milhões de metros cúbicos (5200 piscinas olímpicas) desde o início do projeto. Na área de influência da primeira fase do projeto, a que está mais avançada, a água não faturada é, atualmente, quase metade (44%) da inicial, recorda a autarquia, em nota de imprensa.

De salientar que o ENEG é um dos maiores eventos dedicados à temática das águas em Portugal. Ao longo de vários dias, os participantes têm oportunidade de assistir a mesas-redondas, a comunicações e a flash-talks que abordam diversos assuntos de cariz técnico, de realizar visitas técnicas e culturais na região e a conhecer os mais recentes equipamentos, produtos e serviços na exposição associada ao Encontro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas