MADEIRA Meteorologia

CMF já entregou mais de meio milhar de hortas municipais

Data de publicação
30 Junho 2025
18:27

Decorreu esta segunda-feira, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, a entrega de mais 44 novas hortas urbanas, inserida no projeto “Hortas Municipais”.

Atualmente, o Funchal conta com 19 projetos, totalizando 529 hortas, numa área total de 34.147 metros quadrados (m²). A grande maioria (485 hortas) já se encontram ativas e cultivadas pela comunidade inserida no projeto. As 44 novas parcelas distribuídas hoje pelos vários projetos municipais vão agora permitir que mais munícipes usufruam desta oportunidade.

Para o município, é mais um passo significativo no reforço da sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida dos munícipes funchalenses. Na prática, “este projeto promove uma cidade mais verde e inclusiva, e fomenta a segurança alimentar, hábitos saudáveis e a coesão social”.

A presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou, na cerimónia, o simbolismo desta entrega, por representar “muito mais do que espaços de cultivo. São um gesto concreto do nosso compromisso com a saúde, a cidadania e a sustentabilidade. Acreditamos que uma cidade mais verde é uma cidade mais justa e acolhedora”.

Além da disponibilização dos terrenos, a autarquia tem incentivado práticas sustentáveis, como formação em modo de produção biológico aos hortelãos.

“Queremos que todos saiam mais informados e sensibilizados para técnicas que protegem o solo, os ecossistemas e a saúde de todos”, reforçou Cristina Pedra.

A autarca enalteceu o envolvimento dos candidatos e a dedicação das equipas técnicas municipais, sublinhando que “o Funchal continua a apostar num futuro feito pelas mãos dos seus cidadãos, com comunidades fortalecidas e uma autarquia próxima. Estas hortas são a semente de um Funchal mais preparado para os desafios ambientais. Plantar hoje, é cuidar do amanhã”, concluiu, deixando votos de um “excelente cultivo” a todos os novos hortelãos.

A iniciativa reforça a estratégia municipal de combate ao isolamento social, promoção da alimentação saudável e reconexão com a natureza e coloca o Funchal como um município pioneiro na promoção de políticas ambientais responsáveis e no fortalecimento dos laços comunitários.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas