MADEIRA Meteorologia

CMF entrega ‘Pink Boxes’ nas escolas do Funchal

Data de publicação
15 Janeiro 2025
16:13

No âmbito do projeto ‘Pink Boxes’ - Caixas Cor de Rosa, resultante de uma parceria entre a associação Womaniza-Te e a CMF, a vereadora Helena Leal, que tutela a Educação e Cidadania, esteve, esta semana, a visitar várias escolas do Funchal onde foram entregues várias ‘Pink Boxes’.

Em concreto nas escolas de Escola Básica dos 2.º e 3.º Bartolomeu Perestrelo, Escola Básica dos 2.º e 3.º dos Louros, Escola Básica de Santo António, Instituto Qualificação profissional e Escola Básica dos 2.º e 3.º Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Refira-se que esta é uma parceria ao abrigo do Programa Municipal de Apoio ao Associativismo e Atividades de Interesse Municipal da Câmara Municipal do Funchal.

Na primeira fase do projeto, foram implementas caixas em cinco Escolas Básicas e Secundárias do Município do Funchal, nomeadamente: a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, Escola Secundária de Francisco Franco, Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

O principal objetivo deste projeto é facilitar o acesso a produtos de higiene íntima às raparigas adolescentes, de forma discreta e privada, mas sem tabus, tendo em vista a facilitação do ponto de vista económico e financeiro das famílias, pela impossibilidade de aquisição deste tipo de produtos por parte de muitas raparigas (ou por vergonha de abordar o tema com a família ou até na comunidade escolar), trazendo consequências negativas para as adolescentes.

Estas caixas são constituídas por vários packs de produtos higiene, sendo a entrega e o acompanhamento e a reposição nas Escolas da responsabilidade da Associação. Alguns destes produtos são angariados graças ao apoio de diversas empresas em instituições regionais e nacionais.

Trata-se de um projeto sustentável, onde as escolas assumem um papel de sensibilização e responsabilização das jovens adolescentes para a utilização quando necessária e para a reposição do material sempre que lhes seja possível, de modo a que nunca faltem produtos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas