MADEIRA Meteorologia

CMF assinala Mês da Proteção Civil 2025: programa inclui várias iniciativas para todas as idades

Data de publicação
27 Fevereiro 2025
15:11

A Câmara Municipal do Funchal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil Funchal (SMPC Funchal) e da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, no âmbito das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Proteção Civil vai realizar, durante o mês de março, um programa com diversas ações de sensibilização, informação e formação. – trata-se do Mês da Protecção Civil.

O programa do Mês da Proteção Civil 2025, começa no dia 1 de março, portanto, no sábado, com a divulgação dos dados do SMPC Funchal, nas redes sociais, através da sua rubrica fixa “SMPC em Números”.

Prossegue-se, no dia 7 de março, com a participação na Exposição alusiva às comemorações do Dia Internacional de Proteção Civil, organizada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, a decorrer na praça do Fórum Machico, entre as 10h e as 13h.

Nos dias 8, 15 e 22 de março, decorre, presencialmente, nas instalações do SMPC Funchal, a Formação “Identificação do Risco, Análise da Vulnerabilidade e Autorregulação Emocional em Situações de Emergência”, seguindo-se de uma sessão assíncrona no dia 29 de março, num total de 15 horas formativas.

Esta formação, destinada a professores, pressupõe a importância destes profissionais enquanto veículos de informação no meio escolar e assim, objetiva desenvolver os seus conhecimentos, de forma a capacitarem a comunidade educativa de meios e ferramentas que permitam a sua salvaguarda aquando de uma situação de emergência.

Destaque para a realização da atividade “Põe-te à Prova com o Agente P!” com a colaboração do Dr. Why, no dia 10 de março, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Esta atividade destina-se aos alunos de 1º ciclo que integram o projeto “Núcleos de Proteção Civil Jovem”, das escolas EB1/PE Boliqueime, EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, EB1/PE Dr. Brazão de Castro e EB1/PE da Ladeira. Defrontam-se nesta ronda final as 12 equipas com melhor pontuação da 1ª ronda, que decorreu nos dias 12, 14 e 20 de fevereiro e, que visa testar e consolidar os seus conhecimentos sobre matérias de proteção civil.

No dia 14 de março, surge o Peddy-Paper “Investigadores do Risco”, destinado a alunos do ensino superior, cujos objetivos prendem-se com dotar estes participantes de conhecimentos sobre medidas de prevenção e mitigação dos riscos e sensibilizá-los para a importância do treino de competências psicossociais necessárias a uma gestão e resposta eficazes numa situação de emergência.

Note-se ainda, a divulgação, nas redes sociais, do Flipbook digital “Dar a Volta ao Perigo”, no dia 19 de março, onde será disponibilizado à população em geral, um guia prático com informações sobre medidas de prevenção e preparação face a situações de emergência e catástrofe, promovendo uma maior consciencialização rumo a um Funchal mais Resiliente.

De salientar que o programa inclui ainda a formação NTS Madeira 2025 – “Novas Tecnologias no Socorro” 2ª Edição, que conta com um seminário e um workshop, organizada pela Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal. As informações sobre as inscrições e o programa detalhado da iniciativa podem ser consultados clicando aqui.

O Mês da Proteção Civil é um comprometimento com a promoção de uma maior cultura de segurança, através de uma estratégia de cidadania participativa e interligação entre todos os atores do sistema de proteção civil.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas