MADEIRA Meteorologia

Chega quer que Rangel se explique à Comissão de Defesa Nacional

Data de publicação
23 Outubro 2024
9:27

Os deputados do Chega na Comissão da Defesa Nacional da Assembleia da República deram entrada de um requerimento que convoca o ministro Paulo Rangel para uma audição perante aquela comissão.

Na base da iniciativa estão relatos do comportamento “inapropriado” do governante com a pasta dos Negócios Estrangeiros durante um incidente ocorrido no Aeródromo Militar de Figo Maduro, durante o qual foram dirigidos gritos e ofensas ao Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, o General Cartaxo Alves, bem como a outros militares em serviço.

Segundo o requerimento submetido pelo Chega, o episódio é “lamentável” e “compromete a imagem de um membro do governo da República”, atingindo, também, a relação de respeito que deve existir entre as autoridades políticas e as Forças Armadas.

O documento apresentado pelo partido também aponta que o “comportamento descontrolado” do ministro, ao tentar contornar as normas de segurança militar e ao desrespeitar as ordens dos militares que cumpriam o seu dever, é “inaceitável e compromete a autoridade, disciplina e dignidade das próprias Forças Armadas.”

Francisco Gomes, deputado madeirense eleito pelo Chega para o parlamento nacional, integra a Comissão de Defesa Nacional e reforça a posição já assumida pelo partido, realçando que a conduta de um ministro de Estado deve ser exemplar e adequada à responsabilidade do cargo que ocupa. A seu ver, qualquer acção que contrarie esse princípio, como o incidente ocorrido em Figo Maduro, coloca em causa o funcionamento harmonioso entre as autoridades civis e militares.

“O Chega decidiu, e bem, chamar o ministro à Comissão da Defesa porque tem de ficar bem claro que há consequências para a maneira como se trata as Forças Armadas, instituição basilar da nossa soberania e defesa nacional. O ministro tem esclarecimentos a dar e o CHEGA insiste que seja salvaguardado, sempre, o respeito institucional entre o governo e as Forças Armadas”; sublinhou Francisco Gomes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas