MADEIRA Meteorologia

Chega acusa Direção Nacional da PSP de falhas graves na formação de oficiais

Data de publicação
28 Dezembro 2025
11:46

O deputado do Chega, Francisco Gomes, acusou a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) de comprometer a formação dos futuros oficiais, alegando a existência de “falhas graves” no ensino ministrado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), em Lisboa.

Segundo o parlamentar, cerca de 60 cadetes do 2.º ao 4.º ano estarão, desde o início do ano letivo, a frequentar aulas à distância, devido à falta de condições físicas e de instalações adequadas. Uma situação que considera “inadmissível” para uma instituição responsável pela formação de oficiais que irão comandar e liderar agentes da PSP.

Francisco Gomes sublinha que a formação policial vai além da componente teórica, defendendo que a convivência institucional, a disciplina, a hierarquia e o espírito de corpo são essenciais à preparação dos futuros oficiais. O deputado aponta desorganização, negligência e falta de visão estratégica por parte da Direção Nacional da PSP.

O deputado exige esclarecimentos urgentes à Direção da PSP e à Ministra da Administração Interna, defendendo a regularização imediata da formação em regime presencial e com condições adequadas, alertando que a atual situação pode fragilizar a estrutura da PSP e a segurança pública.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas