Nos dias 13 e 14 de abril, a Região recebe a visita do chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Eduardo Mendes Ferrão, que exerce a função desde o passado dia 1 de março, tendo substituído no cargo o general José Nunes da Fonseca, atualmente chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
"Esta será a sua primeira visita à Madeira como CEME, após ter estado na Região em dezembro passado como comandante das Forças Terrestres, numa visita de trabalho à Zona Militar da Madeira (ZMM)", refere a ZMM em comunicado.
A agenda da sua visita contempla as protocolares apresentações de cumprimentos às entidades regionais, uma reunião de trabalho na ZMM, a participação numa cerimónia militar, e uma visita ao Destacamento do Porto Santo.
A cerimónia militar de despedida do Pelotão da ZMM que irá integrar a 3ª Força Nacional Destacada na Roménia, irá decorrer no Regimento de Guarnição n.º 3, simbolizada pela bênção e entrega da imagem de Nª Sra. do Monte, e contará com a presença várias entidades civis, militares e religiosas.
Este Pelotão, constituído por cerca de 30 militares madeirenses, irá ser projetado em maio para a Roménia, no âmbito da missão da NATO enhanced Vigilance Activities (eVA), onde irá participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, no sentido de, num contexto de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa da Aliança face aos recentes acontecimentos do Leste da Europa, ser testada a interoperabilidade das forças num contexto multinacional.
Na mesma cerimónia, o general Eduardo Mendes Ferrão irá condecorar o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, com a Medalha D. Afonso Henriques, atribuída por despacho do CEME de 27 de fevereiro de 2023.
Redação