O Centro Interpretativo da Banana da Madeira, conhecido como BAM, assinala hoje, dia 23 de junho, o primeiro aniversário.
Desde a sua inauguração, o BAM tem conseguido um sucesso extraordinário, com mais de 11 mil visitantes, sendo que, nos últimos meses, vem registando uma média mensal de visitantes que ultrapassa as mil pessoas. Um marco notável que é o resultado do crescente interesse tanto dos turistas quanto dos locais.
Além disso, há bem pouco tempo, o BAM foi agraciado com o prestigiado prémio de Melhor Museu Português de 2023 na categoria ‘Conteúdos Digitais’ e recebeu também uma Menção Honrosa na categoria Coleção Visitável. Essa conquista enche-nos de orgulho, pois é um reconhecimento ao árduo trabalho e dedicação que foram investidos ao longo deste último ano.
O Centro Interpretativo da Banana da Madeira é um espaço único que visa proporcionar aos visitantes uma experiência educativa e envolvente sobre a cultura, história e importância económica da banana na região. Com exibições interativas, conteúdo digital inovador e uma abordagem imersiva, o BAM cativou os visitantes, proporcionando-lhes uma perspetiva abrangente sobre a história fascinante dessa fruta icónica.
Através de exposições interativas, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na história do cultivo da banana na Madeira, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Através de instalações multimédia modernas, exploram-se também os processos de produção, colheita e exportação da banana, bem como o impacto social e económico da indústria nas comunidades locais.