MADEIRA Meteorologia

CDU defende “voz da luta das populações” em Santa Cruz

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
04 Outubro 2025
16:18

A candidatura da CDU aos órgãos autárquicos de Santa Cruz dedicou o dia de hoje a visitar várias localidades do concelho, com destaque para a freguesia de Gaula. Durante a ação de campanha, o cabeça de lista à Câmara Municipal, Énio Martins, defendeu que “faz falta a voz da luta das populações em Santa Cruz”, sublinhando a necessidade de um novo rumo para o desenvolvimento local.

A comitiva da CDU percorreu diversas zonas do concelho para ouvir as preocupações dos residentes. Segundo Énio Martins, a visita a Gaula reforçou a convicção de que “é preciso apostar no investimento público e na intervenção direta da autarquia no sentido de promover a implementação de estratégias que combatam as assimetrias que caracterizam o concelho”.

O candidato foi particularmente crítico do que descreveu como um concelho “a andar em duas velocidades”. “Não é possível continuar com um concelho que, em vez de se tornar uno em termos de desenvolvimento, promove o aumento das assimetrias locais”, afirmou. Para Martins, a solução passa “pela concretização de um conjunto de investimentos que permita atacar as grandes questões de fundo que contribuem negativamente para a estagnação das localidades”.

Entre os exemplos apresentados, o candidato da CDU destacou as prioridades definidas pelos sucessivos executivos camarários. “Não é compreensível que sejam investidos mais de 5 milhões de euros na rede viária do Caniço e no saneamento básico nesta freguesia, esquecendo que as outras freguesias do concelho se debatem igualmente com dificuldades e desequilíbrios nestas áreas”, criticou.

Énio Martins defendeu que “o investimento público deve ser derramado pelas freguesias do concelho numa ótica de equilíbrio e justiça social”. Na sua perspetiva, “a falta de visão estratégica quanto ao modelo de desenvolvimento local que caracterizou os executivos liderados pelo PSD estendeu-se ao comando municipal sob responsabilidade do JPP. Ou seja, na prática não se alteraram as políticas para as localidades, continua a existir um distanciamento e um alheamento do executivo camarário relativamente às populações e às localidades mais afastadas dos centros, mais distantes das zonas de concentração de bens e serviços”.

O candidato frisou ainda a importância de valorizar as localidades e de promover a participação direta dos cidadãos nas decisões que afetam o seu quotidiano. “As populações não podem ser encaradas somente como pagadoras de impostos e úteis no dia de dar o voto”, declarou.

Reforçando a mensagem de mudança, Martins afirmou que “é necessário e urgente uma voz diferente em Santa Cruz. São necessários eleitos da CDU nos diversos órgãos autárquicos, na Assembleia Municipal, nas Assembleias de Freguesia, eleitos profundamente comprometidos com a defesa intransigente dos direitos das populações e com a concretização das aspirações destas a uma vida melhor, com mais qualidade e bem-estar”.

Énio Martins apelou ao voto na CDU nas eleições de 12 de outubro: “Votar CDU é dar força a quem trabalha em prol do bem-estar geral, é dar força a quem sempre considerou que os direitos das populações são para serem cumpridos e que o desenvolvimento e o acesso a bens e serviços devem ser uma realidade para todos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas