MADEIRA Meteorologia

CDU critica “incompetência” da Linha de Emergência Social

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
08 Fevereiro 2025
17:33

A CDU organizou hoje no Funchal uma iniciativa política regional sobre aquilo que classificou de “a incompetência da Linha de Emergência Social na Região Autónoma da Madeira”

Edgar Silva afirmou que “nas situações de emergência habitacional, o seguimento dos casos pela Linha de Emergência Social tem sido desastrado, sem o mínimo respeito pela dignidade das pessoas, sem um pingo de consideração pelos direitos de quem está mais vulnerável na sociedade”.

O comunista comentou que, “em vez daquele serviço assegurar o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de emergência social, o que mais acontece é a humilhação de quem mais precisa de urgente apoio social”.

Referindo concretamente os problemas enfrentados pelas famílias que perdem a sua habitação arrendada, Edgar Silva comentou que “quando as famílias ficaram feridas nos seus direitos e perderam o seu lar, por imposição da Segurança Social, o pior está a acontecer, humilhando as famílias, colocando-as de “Anás para Caifás”, de um lado, para outro, precariamente, com malas às costas, um dia para uma pousada no Porto Moniz, noutro dia, para uma residencial no Funchal, noutro dia par uma pousada de juventude no concelho da Calheta, numa rotação humilhante, sem resolução do problema social em causa”.

Entende, por isso, que a linha de emergência em questão “é um serviço desqualificado para garantir a intervenção rápida e adequada no âmbito da proteção social, sobretudo, quando se colocam problemas de emergência habitacional”.

Segundo o coordenador Regional, “particularmente grave é a incompetência patenteada quanto às famílias que tiveram uma ação de despejo, que, de um modo ou de outro, perderam a habitação. Nos problemas de perda da casa, quando as famílias precisavam de uma resposta humanitária e de um acolhimento digno, aquele serviço da Segurança Social mostra-se, cada vez mais, incompetente para agilizar as respostas, para um eficiente encaminhamento de pessoas desprotegidas”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem sai mais prejudicado com a queda do Governo?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas