MADEIRA Meteorologia

CDU: “Concentrar e aglomerar estudantes não é solução”

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
06 Fevereiro 2025
18:14

A CDU questionou hoje a decisão de desativar estabelecimentos de ensino no decurso de uma iniciativa na Escola do Garachico, que foi fechada depois de ter voltado a ter atividade nos últimos dois anos.

“Desativar uma escola é a pior das ações de um governante. Aqui no Garachico, como noutros lugares desta Região onde foram desactivadas tantas escolas públicas, o que está em causa é o retrocesso social, é a regressão quanto a direitos sociais que tinham sido alcançados pelas populações. O que aqui está em causa é a desconstituição das conquistas já alcançadas pelo povo”, afirmou o coordenador CDU, Edgar Silva, citado em comunicado de imprensa.

Para o dirigente comunista, “a Escola Pública não pode ser vista do ponto de vista economicista, na lógica do lucro. Concentrar e aglomerar estudantes não é solução. A escola não é uma indústria. Não pode ser. Não podemos permitir que a Escola Pública se transforme numa ‘indústria’, assumida como uma ‘linha de montagem’ de ‘produtos normalizados’”.

No caso concreto do Garachico, Edgar Silva questiona: “Por que razão esta escola tinha de encerrar quando garante as condições para continuar a aprender nesta escola?”

Segundo o dirigente, “este processo coloca o problema do aumento da distância entre a residência do estudante e a escola, a que se soma a obstaculização do envolvimento dos estudantes e toda a comunidade escolar no meio local de pertença”.

“Nesta Região o encerramento de escolas não assenta em nenhum objetivo pedagógico e ignora a importância que tem no desenvolvimento dos estudantes a sua integração no seu meio envolvente, assim como desvaloriza os prejuízos dos longos períodos que os alunos passam em deslocações da sua residência à escola”, defende a CDU.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas