MADEIRA Meteorologia

CDU afirma que sempre defendeu Causa animal, que “não é matéria fofinha e eleitoralista”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
10 Março 2025
14:55

A CDU esteve hoje, Centro de Recolha para Animais Domésticos no Vasco Gil, em Santo António, no concelho do Funchal, com o intuito de defender uma cultura do cuidado aos animais e reafirmar “o seu compromisso com a defesa da causa animal”.

A candidata às eleições legislativas regionais vincou que “a CDU foi quem teve iniciativa pioneira na defesa da causa animal no Parlamento Regional, como o comprovam os “Diários das Sessões do Parlamento”.

A médica veterinária que integra a lista da CDU ao Parlamento da Região Autónoma da Madeira denunciou, aliás, “no seguimento das propostas que foram iniciativas da CDU em legislaturas anteriores e que foram, num primeiro momento, chumbadas pelo PDS e, depois, repescadas para plágio das mesmas através de apresentação com a sua sigla política”, sublinhando que esse “é um facto facilmente comprovável pelos diários da ALRAM, pelos projetos de lei que deram primeiramente entrada na ALRAM, pelas notícias e opinião pública da época».

Sílvia Vasconcelos reafirmou o compromisso pela causa animal e quer que, “para além do reforço e melhoria das propostas que, entretanto, foram aprovadas pela ALRAM”, recuperar “outras propostas que foram reprovadas pela governação vigente e apresentar novas propostas no âmbito do bem-estar animal”.

“O nosso compromisso é de pugnar para que as verbas para esta causa sejam maiores por forma a dar resposta às demandas regionais no âmbito da saúde pública, da saúde pública veterinária e do ambiente que são muitas e, infelizmente, não obstante todo o progresso que tem havido, ficam muito aquém das necessidades da região e dos municípios”, referiu Sílvia Vasconcelos.

Manifestou a sua preocupação em relação aos municípios e às associações “que se empenham admiravelmente em cuidar dos animais, em retirá-los das ruas, em esterilizá-los, e que não têm sempre capacidade de resposta, por falta de verbas”.

“Precisamos de centros de recolha animal oficiais, proposta que a CDU já avançou na ALRAM, mas foi chumbada pela governação, e que, à exceção de um município, e um outro que vai no bom caminho, nenhum conseguiu ainda ter um CRO - Centro de Recolha Oficial, nem sequer um médico veterinário de município como institui a legislação. E isto configura uma preocupação com os animais, com a sua saúde, bem-estar e dignidade, mas também com a saúde e com a segurança pública”, sustentou ainda.

Para a candidata da CDU, referindo-se aos compromissos com a causa animal, “esta, não é uma matéria fofinha e eleitoralista, é uma matéria séria que põe em causa toda a comunidade e o ambiente”.

“A CDU não faz, nunca fez, dos Animais e da sua causa, uma parangona eleitoralista; esta, é uma preocupação que nos é intrínseca e identitária no contexto da política regional por todas as iniciativas que tivemos, e que foram de nossa autoria e não de outros que desde logo, e até hoje, querem cumprimentar com o chapéu alheio”, acrescentou, rematando que “queremos uma só saúde para a RAM, que engloba pessoas, animais e ambiente”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas