MADEIRA Meteorologia

CDS lembra que “há mais de 10 anos” tem vindo a alertar para a pressão demográfica na Madeira

Data de publicação
11 Março 2025
13:02

Esta manhã, o CDS-PP dedicou o dia de campanha à Calheta, incidindo nas questões da saúde, no envelhecimento da população e no apoio aos idosos.

A comitiva do CDS-PP visitou o Centro de Saúde da Calheta e, posteriormente, seguiu para uma visita à Santa Casa da Misericórdia.

O candidato Mário Pereira foi o porta-voz desta iniciativa e começou por constatar o grande empenho e qualidade do trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde, não só no serviço público, mas também na Santa Casa da Misericórdia, pelo serviço social e pelo excelente trabalho que fazem, apesar das dificuldades e das carências existentes.

Na ocasião, o rosto dos centristas na saúde, recordou que, há mais de 10 anos que o CDS identificou uma pressão demográfica muito grande na Madeira com o envelhecimento da população e, por essa razão, propusemos que o serviço de saúde se adaptasse a esta realidade para prevenir o estado atual das listas de espera. Na mesma altura, propusemos que houvesse um investimento muito forte, nomeadamente em lares, para darmos qualidade de vida aos nossos idosos. “Infelizmente, o governo não aceitou as nossas propostas, não se preparou devidamente para esta pressão demográfica e, hoje em dia, estamos nesta situação de incapacidade de oferecer cuidados em tempo e em número suficientes para podermos responder quer à necessidade de cuidados clínicos, nomeadamente cirurgias e exames, quer no apoio às famílias, no que diz respeito à qualidade de vida, em particular na prestação de cuidados a idosos”, explicou Mário Pereira.

O centrista vai mais longe e diz que, “é preciso, de uma vez por todas, acordar a governação da Madeira para este problema e redirecionar investimentos para esta área”. “E, mais uma vez, o CDS teve razão antes do tempo”, reiterou. “Há mais de 10 anos que alertamos para este problema e o governo parece que só agora acordou para o mesmo”.

Mário Pereira conclui, assegurando que o CDS-PP vai continuar a apresentar propostas sérias, construtivas, no sentido de ajudarmos a resolver esta situação na Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas