A praça da cidade de Santana vai acolher, este domingo, uma atividade destinada à desfolha e esbanga de milho, que será executada pelos elementos do Grupo de Folclore e população em geral e demais pessoas que queiram participar.
No local, segundo informação disponibilizada pela Casa do Povo de Santana, estarão presentes diversos quadros vivos sobre esta atividade de cariz agrícola que durante muitos anos identificou esta freguesia do norte da Ilha da Madeira.
A atividade consiste em estar junto de um monte de milho, desfolhar a massaroca, formar as pinhas, atá-las e pôr a secar no gastalho. Seguindo-se depois a retirada de algum milho do gastalho que já passou pelo processo de secagem e esbagoá-lo através dos instrumentos tradicionais que se usavam nestas ocasiões, nomeadamente a máquina manual de esbangar o milho, os canzis, a enxada entre outros.
O objetivo desta atividade é reviver esta tarefa dar a conhecer à população a sua potencialidade, incutir na camada jovem as nossas raízes para manterem os costumes e tradições da nossa localidade, a partilha de conhecimentos de gerações mais antigas para as atuais é um desafio que deixamos a toda a população para participarem.
No decorrer das mesmas estarão presentes as quadras de improviso, o saltinho, as cantigas, as brincadeiras que se faziam pela noite dentro, porque eram atividades que decorriam ao fim do dia com ajuda dos familiares e vizinhança. Terminando com os jogos tradicionais característicos destas atividades a folia do acontecimento e da tradicional alimentação a papa de milho.
Redação