A Capitania do Porto do Funchal emitiu na manhã deste sábado um aviso de agitação marítima forte para o arquipélago da Madeira, com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), válida até às 6 horas de domingo, 1 de fevereiro.
De acordo com o aviso, o vento soprará de oeste fraco a bonançoso, entre os 7 e os 19 km/h, podendo tornar-se temporariamente de noroeste bonançoso a fresco durante a tarde, com intensidades entre os 12 e os 39 km/h. A visibilidade será, em geral, boa a moderada.
Quanto à ondulação, na costa norte estão previstas ondas de noroeste com 3,5 a 4 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3 metros. Já na costa sul, a ondulação será de oeste com 1 a 2 metros, podendo atingir 2 a 3 metros na parte oeste da ilha da Madeira.
Face às condições previstas, a Capitania recomenda à comunidade marítima e à população em geral que reforcem a amarração das embarcações atracadas ou fundeadas e mantenham uma vigilância apertada. É igualmente aconselhado evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como molhes de proteção dos portos, arribas e praias, devido ao risco de ser surpreendido por ondas.
O aviso desaconselha ainda a prática da pesca lúdica, sobretudo junto a falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação, alertando para o facto de o mar poder alcançar zonas aparentemente seguras.