MADEIRA Meteorologia

Campanha ‘Cinto-me Vivo’ sensibilizou 397 condutores na Madeira

Data de publicação
08 Abril 2025
14:21

A Campanha de Segurança Rodoviária ‘Cinto-me Vivo’, Promovida peal Polícia de Segurança Publica (PSP) na Madeira decorreu de 1 a 7 abril e visou alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação do Instituto de Mobilidade e Transportes – IP RAM na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a Campanha foi divulgada nos meios digitais e em quatro ações de sensibilização do IMT-IP RAM, realizadas, em simultâneo, com as operações de fiscalização da PSP.

Na campanha ‘Cinto-me Vivo’ foram sensibilizados 397 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

· “Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada à altura e peso da criança”;

· “Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância”;

· “Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado”.

Durante as operações da PSP na Madeira no âmbito desta campanha foram controladas 1.382 viaturas quanto à velocidade.

Em termos de fiscalização presencial, o Comando Regional procedeu à fiscalização de 1.252 veículos.

Do total de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 203 infrações ao Código de Estrada e 20 detidos (11 por condução sob o efeito do álcool, 2 falta de habilitação legal e 7 por desobediência).

Destas infrações, seis delas foram por não utilização do cinto de segurança , duas por não utilização de sistema de retenção para crianças e duas por não utilização de capacete.

Esta foi a quarta das 11 campanhas planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais sete campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

A PSP refere que as campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização têm temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos. O PNF de 2025 consagra como prioritários os temas velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas