A Câmara Municipal de Câmara de Lobos atribuirá este ano, por ocasião da celebração do seu 188.º aniversário 10 Medalhas de Mérito - Grau Ouro a entidades e cidadãos do concelho.
Conforme informa uma nota enviada à redação, na última reunião de Câmara foram aprovadas quatro atribuições sendo que as restantes serão levadas a discussão na próxima, que decorrerá no dia 7 de setembro.
No que concerne a entidades, a Medalha de Mérito será entregue à Casa do Povo de Câmara de Lobos e à Casa do Povo do Curral das Freiras, como reconhecimento do Município pelos 50 anos fundação destas instituições e pelo trabalho realizado em prol das comunidades onde desenvolvem a sua ação.
Como indicado, aquando da visita de Telma Encarnação ao município, a atleta será igualmente recipiente do Grau Ouro da Medalha de Mérito, depois de em 2010 ter recebido o Grau Prata, gratificando-a enquanto "uma das mais ilustres filhas da terra, que se tem destacado no campo desportivo no plano regional, nacional e internacional na modalidade Futebol Feminino".
Outro dos distinguidos será Vasco Freitas, pelos seus 50 anos de carreira musical, a par do mestre Calafate Avelino Barros, que ocupou grande parte da sua vida na profissão de carpinteiro naval. Os saberes da arte de calafate herdou-os diretamente do seu pai, tinha apenas 12 anos.
Jorge Nunes de Oliveira, "Bailinha", estará também entre os agraciados como reconhecimento pelo seu trabalho de valorização da tradição da construção e reparação marítima de Câmara de Lobos e contributo para a cultura e preservação da memória da comunidade piscatória.
Na reunião de Câmara do dia 7 de setembro serão propostos mais quatro recipientes da Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro. São estes o padre Adelino Macedo Costa, pároco da Quinta Grande, que termina no dia 1 de setembro o seu ministério ao serviço da paróquia, os artesãos de vimes Manuel de Jesus Figueira, do Curral das Freiras, e João de Freitas (Freitinhas), do Estreito de Câmara de Lobos, como reconhecimento pelas suas carreira de trabalho e contributo para a preservação de arte do vime no Concelho.
Por fim será proposta a atribuição da Medalha a Francisco de Assis Barradas, empresário da área da panificação PANIDOCE - Panificadora de Câmara de Lobos, que fundou em 1963 e ainda em funcionamento.
Redação