O Município do Funchal participou, no Beja Tech Day 2025, que se realizou, ontem, 12 de novembro, no Centro Alqueva (Beja), apresentando o projeto “Smart People – Smart City: Governança Digital e-Participada no Município do Funchal”, vencedor do Prémio Smart Cities – António Almeida Henriques 2025, na categoria Transformação Digital.
O Município do Funchal partilhou a sua experiência de transformação digital e de gestão multicanal de serviços ao cidadão, que tem colocado o CIGMA - Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma do Funchal como uma referência nacional em inovação, eficiência e transparência. Com o intuito de estimular a literacia digital dos munícipes e de divulgação das soluções de serviços não presenciais da autarquia, o CIGMA tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas no âmbito do projeto “Smart People – Smart City” que, já neste ano de 2025 foi reconhecido com o Prémio Portugal Smart Cities, no mais importante evento nacional no setor dos Territórios Inteligentes.
Organizado pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA), pela CCDR Alentejo e pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, com a parceria da EMAS de Beja e da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, o Beja Tech Day afirma-se como um espaço de diálogo e cooperação entre instituições, empresas e especialistas do Alentejo, Algarve e Andaluzia. Sob o tema “Smart Cities”, esta edição irá refletir sobre o papel das cidades médias e dos territórios de baixa densidade na construção de uma Eurorregião mais conectada, inovadora e resiliente.
O evento inseriu-se na Portugal Tech Week 2025, o maior festival descentralizado de inovação em Portugal, que liga cidades e regiões em torno de experiências únicas e de elevado valor acrescentado durante o período em que ocorre o festival Web Summit, em Portugal.
O Beja Tech Day integra-se na estratégia da Eurorregião AAA, contribuindo para os seus eixos prioritários de inovação, digitalização e cooperação territorial transfronteiriça, em alinhamento com o Programa Regional Alentejo 2030 e com as grandes agendas europeias para a transição digital e climática.
O CIGMA tem sido apresentado como case study a nível nacional pelo seu caráter inovador e tem tido um papel central na estratégia de Transformação Digital da autarquia funchalense, em paralelo com o reforço da disponibilidade de atendimento e proximidade aos munícipes.
Desde a sua criação, tem demonstrado um compromisso com a transformação digital, conjugando o serviço telefónico com a gestão de todas as plataformas digitais – CMFOnline (serviços desmaterializados e simplificados com cerca de 36.000 munícipes registados atualmente e com acessos a dezenas de serviços online e às suas interações com a autarquia), Funchal Alerta, mapa Infomobilidade (articulado com a plataforma de mobilidade WAZE), etc., sendo hoje possível aos munícipes tratar de vários assuntos em horários alargados, estejam onde estiverem e a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel.
Cerca de 80% das interações diárias dos munícipes com a autarquia passam por esta estrutura da CMF, tendo registado mais de 100.000 chamadas telefónicas, com um elevado nível de satisfação dos utilizadores, sendo a única autarquia da RAM e uma das poucas do País a assegurar um horário alargado 08h-22h e a funcionar todos os dias da semana.