Foi inaugurado em 2003, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Câmara de Lobos. Esta resposta social está destinada a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possam, por si sós, dar continuidade ao percurso formativo ou exercer atividade profissional, ou que se encontrem em processo de inclusão socioprofissional.
A CACI presta apoio atualmente a 45 utentes e conta com uma equipa multidisciplinar especializada.
“Os CACI têm como missão assegurar a transição para a vida adulta, promover competências pessoais, sociais e relacionais, o bem-estar, a participação na comunidade e a capacitação para a inclusão social e profissional, potenciando a autonomia de cada pessoa”, conforme se lê na nota enviada ao JM.
A instituição recebeu, esta semana, a visita da secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, numa oportunidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido, reforçando a proximidade com a equipa técnica e conviver com os utentes.
“Os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, enquanto respostas sociais especializadas, têm uma importância fundamental na promoção da qualidade de vida, da autonomia e da inclusão social das pessoas com deficiência”, sublinhou a governante, agradecendo o empenho de todos os profissionais envolvidos.
A visita contou também com a presença da vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, Mara Rodrigues, da diretora do departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Ana Sousa, do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Celso Bettencourt, e do Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Freitas.